Segundo dados da QEdu – Aprendizado em Foco, 35% das escolas públicas no Brasil possuem proximidade geográfica com áreas de tráfico de drogas. A pesquisa foi feita em parceria com a Meritt e a Fundação Lemann.

A pesquisa considerou o questionário socioeconômico da Prova Brasil 2011, aplicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A questão referente à proximidade do tráfico de drogas nas escolas foi respondida por 54,5 mil diretores de escolas públicas; desse total, 18,9 mil afirmaram a existência do tráfico nas escolas.
O tráfico de drogas fora e dentro das escolas está
relacionado com a violência e precariedade da escola no país. Apesar de
investimentos em segurança
pública e em educação, é complicado isentar a escola da realidade
social que existe em seu entorno. Depois do Distrito Federal, o estado
de São Paulo apresentou o segundo maior índice de tráfico nas escolas,
47.1%.
A proximidade com as drogas aumenta a evasão escolar,
pois muitos estudantes abandonam os estudos por causa do uso das drogas
ou por causa da violência que a mesma causa nos centros de ensino.
Na tentativa de enfrentar essa realidade, a UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime) e o Ministério da Saúde,
iniciaram processo de capacitação para implementar nas escolas
brasileiras uma nova metodologia de prevenção de drogas, sob o título
Unplugged, já aplicado nas escolas do Norte da África e do Oriente
Médio.
A metodologia promove o debate entre estudantes de 10 a 14 anos de
idade, numa linguagem aberta e descontraída para abordar diferentes
assuntos o estresse vivido diariamente pelos estudantes. A capacitação
dos responsáveis pelo programa envolve psicólogos e educadores de
diferentes estados.
FONTE: InfoEscola
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