terça-feira, 28 de janeiro de 2014

SERÁ ESTE O FUTURO DA EDUCAÇÃO?

Escola do futuro, será uma realidade ou ficção?

acesse o link para assistir:
http://www.youtube.com/watch?v=Zrw7z1fJoXc&feature=player_embedded

Fonte: Youtube
A vida deve ser uma constante educação.
Autor: Gustave Flaubert.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A conseqüência do estresse nos professores

A consequência do estresse nos professores

A conseqüência do estresse nos professores
O estresse é um problema frequente para os professores.
Em pesquisas realizadas pelo Ibope, no ano de 2007, ficou constatado que a grande maioria dos professores sofre de estresse, em especial os da rede pública.
O estresse dos professores se manifesta de diferentes formas, portanto é de extrema importância que esses profissionais fiquem atentos buscando identificar se estão inseridos nesse grupo.
Profissionais que participaram da pesquisa se queixaram de diversos sintomas, sendo que as dores musculares ocuparam o primeiro lugar e em seguida existiram declarações não muito bem definidas de algum mal-estar. De acordo com informações científicas, o estresse apresenta sintomas específicos que podem fazer parte do quadro. No intuito de facilitar a identificação do estresse, construímos uma lista com os principais sintomas:

• Aumento da pressão arterial;
• Falta de concentração;
• Dor de cabeça;
• Indigestão;
• Queda de cabelo;
• Nervosismo;
• Insônia;
• Taquicardia;
• Ganho ou perda de peso;
• Alergia;
• Isolamento;
• Memória fraca;
• Irritação;
• Ansiedade;
• Tique nervoso;
• Desmotivação;
• Diminuição dos glóbulos vermelhos.

O ideal é que ocorra o interesse por parte dos professores no sentido de buscar um caminho que possa resolver, ou amenizar o problema apresentado, de forma que venha lhe proporcionar uma saúde melhor.
O professor também deve garantir o exercício da sua profissão, não prejudicando a aprendizagem dos alunos por motivo de afastamento, gerando problemas nas instituições.
Tal questão atualmente tem sido alvo de discussão entre pesquisadores, visto que todos perdem com o afastamento do profissional. Esta é uma questão tão preocupante que só na região de São Paulo, que apresenta a maior rede de professores do país, entre os 250 docentes, há registros de que ocorrem 30 mil faltas por dia em decorrência de problemas de saúde.
As licenças médicas em 2006 foram cerca de 140 mil, com longo tempo de afastamento, seguindo uma média de 33 dias. É um fator preocupante que precisa ser solucionado, visto que além de deteriorar a educação brasileira gera um prejuízo financeiro para o país em torno de 235 milhões.
Ressalta-se o direito do aluno em estudar, mas é fundamental que o professor esteja em boas condições para oferecer uma aula de qualidade, que realmente alcance os objetivos que são propostos.
Atualmente, já existem algumas instituições que estão tendo uma preocupação maior em relação a essa questão, a ponto de certas secretarias de educação já estarem criando programas de prevenção, na qual as escolas e seus educadores se reorganizam, buscando formas educativas de resolver tais problemas apresentados.
Com a finalidade de reduzir ou até mesmo eliminar o cansaço físico e mental, segue algumas sugestões que também irão contribuir para o bom desempenho profissional:

• Reserve um tempo para estudar e planejar;
• Busque reunir-se com colegas, não esquecendo dos momentos de lazer;
• Evite lecionar com carga horária extensa;
• Descanse mais;
• Leia e assista filmes;
• Faça caminhada;
• Prefira reduzir as despesas ao invés de dobrar a carga horária.

E não esqueça a importância de cuidar da saúde, pois se o corpo apresenta-se saudável, consequentemente as chances de se sentir bem para exercer a profissão serão maiores, realizado-a de forma extremamente positiva e gratificante.

Fonte: Mundo Educação

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Diferentes formas de linguagem



Diferentes formas de linguagem

Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte em Redação Fonte: Mundo Educação

As diferentes formas de linguagem se manifestam nas distintas circunstâncias comunicativas.
Diferentes formas de linguagem
No espaço social onde vive, você, prezado(a) usuário(a), tem a oportunidade de conviver com as muitas formas de linguagem, materializadas, sobretudo, pela intenção a que se presta o interlocutor ao se colocar em tal condição. Dada essa razão, nós também nos dispomos a levar até você algumas informações acerca das características, dos aspectos mais relevantes que demarcam as distintas formas de linguagem, sejam elas no plano verbal ou no plano não verbal.
Partindo desse princípio, acreditamos que você, ao revistar suas lembranças, lembrar-se-á de quantas são as vezes em que se depara com a linguagem humorística, com a linguagem das placas de trânsito, com as charges, cartuns, história em quadrinhos, as quais exploram essa dualidade: verbal associada a não verbal, enfim, muitas são as circunstâncias que nos servem de casos mais que representativos, não é verdade?
Dessa forma, fazemos um convite todo especial a você, um convite em que não terá assim tanto esforço, pois apenas um clique, aliado a uma generosa “dose” de curiosidade, irá conduzi-lo(a) a caminhos antes  nunca vistos, nunca trilhados. Assim, permita-se a tal procedimento e descubra acerca das novidades que aqui se encontram preparadíssimas para você.
Boas descobertas é o que lhe desejamos!!!

Se abra para o novo interagindo com o passado.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

União força, trabalho em equipe (pare de reclamar).


"Reflita vendo este vídeo, o seu trabalho pode melhorar se aprender a conviver com as diferenças de sua equipe. Pare de reclamar busque soluções.
Lembre-se ninguém é perfeito mas podemos todos buscar melhorar".

Por: Wellington Caetano
Professor e Teólogo.

Fonte do vídeo: Youtube


Ler emagrece

Ler emagrece

Ler emagrece
A leitura de certos tipos de livro provoca uma queima de calorias maior.
Quem nunca achou que uma pessoa com ótima aparência física não pudesse ter uma invejável formação intelectual? Ou nunca reparou em um sujeito completamente desengonçado e logo achou que ele fosse um geniozinho excêntrico completamente desligado de qualquer tipo de vaidade? Sem dúvida, oposição entre mente e corpo não é nenhuma novidade no universo dos assuntos terrenos.

Mas será mesmo que quem “afunda” a cabeça nos livros não tem tempo algum para “puxar um ferro” na academia? Bem, essa relação pode até ser verdadeira, mas um estudo recente demonstra que a leitura pode ser um excelente modo para se perder algumas preciosas calorias. Na verdade, uma pesquisa mais generalizada já comprovava anteriormente que uma hora de leitura consome uma média de cento e vinte calorias.

Entretanto, uma rede de livrarias britânica resolveu aprofundar um pouco mais sobre o assunto, ao encomendar uma pesquisa sobre a queima de calorias em relação à leitura de certos gêneros literários. Segundo os responsáveis pela rede, a intenção era chamar a atenção do público geral com a invenção de uma sessão de livros que, teoricamente, tivessem a capacidade de queimar mais calorias. Ou seja, a intenção era reservar uma prateleira de cada loja para uma seleção de “livros que emagrecem”.

Ao final do estudo, chegou-se à conclusão de que os livros de aventura e sexo conseguem queimar uma quantidade maior de calorias. De acordo com os pesquisadores, o thriller “Polo”, do escritor Jilly Cooper, teria a incrível capacidade de consumir mil calorias. Entre os livros mais populares, “Código Da Vinci”, do aclamado Dan Brown, seria um belo consumidor de oitocentas e oitenta e cinco calorias. Será que esses argumentos numéricos poderiam atrair os mais vaidosos?

Difícil é saber se esse tipo de argumento alargaria o número de frequentadores das livrarias e bibliotecas pelo mundo. Contudo, não deixa de ser interessante o fato de que essa pesquisa quebra esse antigo antagonismo entre conhecimento intelectual e beleza física. Para aqueles que duvidam desse tipo de pesquisa, recomendamos que perguntassem sobre a sensação física que um corajoso estudante de filosofia tem ao tentar compreender a metafísica de Immanuel Kant... em alemão!

Por Rainer Sousa
Mestre em História

FONTE: Equipe Mundo Educação

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Os sete saberes necessários à educação do Futuro 

 
Bom dia Educadores, vale apena assistir este vídeo e refletir, acredite você é o agente transformador desta geração.